Oportunidades de negócios para quem não sabe fazer nada
Professor André de Barros
16/12/2018/ às 15:12
Como todo aquele que possui TV em casa não deixa de saber que existe um programa da Rede Globo, denominado Zorra, onde seu principal tema é mostrar a comparação satírica da arte com a realidade da vida, utilizando como lema: “A vida não está fácil para ninguém”, falarei aqui sobre a economia informal por parte das pessoas que normalmente, não vemos atrás de um balcão a efetuar vendas de qualquer que seja o produto.
A moda agora é vender ovo por R$ 8,00 a bandeja, seguida de galeto na brasa, ou naquelas TVs para cães (fornos elétricos), depois lanches: hambúrgueres, cachorro quente. Também olha como ficou barato! Coxinhas e salgados por R$ 1,00 cada; pequenos armazéns de construção; salões de beleza, nem vou falar, mas é um estabelecimento que vive sempre a oscilar. Paralelo à beleza, abriu-se muitos pequenos salões masculinos para os cortes de cabelo e ornamentação da barba; também vemos a venda de rações para os “pets”, ou seja: gatos e cachorros; pequenas lojinhas de roupas e para finalizar ainda há aqueles que colocam bugigangas à venda, pois acredito que ainda não encontraram qual o real produto para os diversos perfis de clientes e isso tudo na periferia de Água Fria.
O serviço de preguiçoso e o sonho de quem quer trabalhar sem fazer muita força é o do vendedor de ovos, pois quem realmente trabalhou, foi a galinha, então quem realmente quiser entrar neste ramo, terá lucros reais a longo prazo (deve-se observar o comportamento da concorrência).
Muitos destes ex-domésticos, variam muito de produtos para alcançar aqueles os quais são realmente do desejo da população. O que gera um grande desperdício de tempo, material, aluguel e dinheiro.
Os comerciantes mais estabilizados ainda são os donos de negócio para alugar. Se o novo empreendedor não tiver muito cuidado na escolha de produto ou serviço que irá ofertar, perderá grande parte de sua economia com os locadores. Saber que seu produto possui boa aceitação antes de colocar o negócio é fundamental.
Os estabelecimentos mais rentáveis ainda são os de frutas e verduras, pois você poderá colocar um e não haverá tempo ruim. Ainda que se colocassem 100 vendedores, um ao lado do outro, todos sairiam ganhando.
Bolos, tortas e salgados. Se forem muito bem feitos e baratos, não faltará festas, ou ocasiões especiais, tais como um “buffet”, ou um eventual “coffee bleak.”
Quando um serviço não está dando certo, pode ser a hora de mudar para as coisas mais práticas. Devemos sair do radicalismo de que somos profissionais e entrar de cabeça nos negócios para quem não sabe fazer nada, pois é o que está trazendo dinheiro de forma mais rápida. Escolha o que você quer fazer!
Não adianta entrar em vendas sem saber vender ou fabricar algo que será sem rentabilidade.
Nem tudo o que se deseja vender ou prestar serviço, estará voltado para a sua comunidade e sim, para comunidades outras, de maior poder aquisitivo.
Claro não falarei tudo, mas ganhar dinheiro não é o mais importante.